(11) 2087-7999 ips@ips.com.br

Blog

A lubrificação dos cabos de aço

Esse artigo nasceu de uma consulta feita a mim Engenheiro Camilo Filho, e por um amigo (Fernando Colbano), que é engenheiro e hoje está trabalhando em Gana. O artigo é baseado na minha experiência profissional em trabalhos onshore/offshore e reflete a minha visão sobre o…

A importância do treinamento de rigging

Para a maioria das pessoas o termo curso rigger provavelmente é completamente aleatório e desconhecido. Se formos perguntar o que significa dificilmente acertarão. Se você não é engenheiro e não trabalha na área de construção civil não há problema em não estar devidamente informado sobre o assunto, mas…

Conheça as regras do Içamento de Carga por guindaste

O serviço de içamento de cargas é uma atividade recomendada para situações em que é necessário transportar verticalmente um móvel ou carga de grande porte que, justamente por conta de seu tamanho, não consegue passar por portas, escadas, corredores e elevadores. Trata-se de uma solução eficiente, mas que possui alto grau de dificuldade e precisa ser realizada por pessoas devidamente qualificadas.

Içamento de carga: entenda o que é e como funciona

Você já se deparou com móveis enormes ocupando espaço em ambientes localizados no alto de um prédio? Por exemplo: como um grande jogo de sofás chegou até o apartamento de um morador do oitavo andar? O içamento de carga é a resposta para essa pergunta! Também conhecido como transporte vertical, o serviço é solicitado para carregar grandes objetos. Entenda melhor o que é e como ele é feito neste artigo!

O que diz a NR 12 sobre Plano de Rigging

O Plano de Rigging é de extrema importância para a movimentação e içamento de carga. O estudo consiste em planejar detalhadamente a movimentação das cargas, de forma que problemas sejam evitados. Falando de uma forma mais branda, Rigging permite que através de cálculos se pense a melhor maneira possível de executar…

Critérios no uso de cabos guia

O uso de cabos guia sempre foi negligenciado a um segundo plano na indústria e infraestrutura em geral, e tido como um coadjuvante sem grande importância. No campo, é muito comum ouvirmos: “fulano, arruma um pedaço de corda”, ou: “não é comprida o bastante, emenda,…

Etapas de um Plano de Rigging

Primeiramente é feito um levantamento de informações, cronograma e histograma. Nesse momento, são descritos o serviço a ser realizado, a equipe de trabalho e os equipamentos disponíveis. Depois desse processo é feito uma visita técnica para avaliação e definição de interferências no solo (canaletas, bueiros,…