Movimentação de Cargas: o que você precisa saber

A movimentação de cargas envolve uma série de riscos que o gestor de frota deve considerar e gerenciar corretamente. O deslocamento da carga se dá conforme um roteiro definido e através de um veículo específico.

Vamos considerar abaixo alguns desses riscos, a fim de que o gestor fique alerta e saiba como prevenir-se.

O que diz a legislação?

norma regulamentadora nº 11 do Ministério do Trabalho e Emprego define os requisitos mínimos e obrigatórios de segurança. Essa norma trata de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.

norma regulamentadora nº 12, por sua vez, trata de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos enquanto a norma regulamentadora  nº 17 trata de Ergonomia.

A ABNT também define normas técnicas sobre movimentação de cargas: NBR 13545 (manilhas) e muitas outras. Para conferir todas, entre no site da ABNT.

Içamento de carga e os cuidados necessários

Com o crescimento de cidades, é natural que cada vez mais construções sejam observadas ao redor. Prédios para moradia, edifícios comerciais, lojas, shoppings e grandes obras tomam conta dos espaços vazios e assim o ambiente vai sendo formado. Com isso é normal que ao passarmos por essas obras, sejam de grande ou média proporção, vejamos guindastes e grandes cargas sendo levantadas e transportadas de um lado para o outro. Essa é uma prática que acontece inúmeras vezes por todo o país. Esse tipo de prática torna as obras mais produtivas e alivia o esforço que seria feito pelas pessoas que trabalham no local. No entanto, se você trabalha com esse tipo de prática, sabe o quanto de cuidado é necessário para o içamento de cargas.

Cuidados básicos

Primeiramente, conferir se os equipamentos estão em bom estado de conservação e se as manutenções estão em dia são fatores essências. Afinal, um equipamento velho e sem manutenção pode facilmente falhar e causar situações de perigo. Depois, ter cordas de qualidade para o procedimento é algo imprescindível para o sucesso no içamento de cargas.

Com os equipamentos devidamente inspecionados e as cordas usadas para as operações escolhidas, podemos partir para a escolha dos profissionais que realizarão o procedimento do içamento de carga. Os profissionais escolhidos devem ter experiência, capacitação e certificação que comprovem que ele está apto para realizar as ações instruídas à ele. Afinal, por se tratar de um procedimento que envolve riscos, isso requer alguém que seja de fato preparado. A carga que será içada deve ser previamente estudada, para que haja precisão em seu transporte. Informações como o peso total, geometria e centro de gravidade são importantíssimas para a operação. Além disso, ter uma pessoa bem preparada como sinaleiro é importante. Essa pessoa será a única responsável por guiar o profissional que tem a missão de içar a carga até o ponto de destino.

Dicas importantes para o içamento de cargas

A utilização de cordas guias pode auxiliar a movimentação e o posicionamento da carga no momento de seu içamento. Isso evita ainda que pessoas sejam expostas em situações de risco colocando as mãos na carga ou algo do tipo. No entanto, mesmo com a utilização de cordas guias, as pessoas que conduzem tais cordas devem também estar longe do raio do içamento da carga. Algo que também merece ser citado aqui é o vento, que é um forte influenciador nesses momentos. Por isso equipamentos que medem a velocidade do vento devem sempre estar presentes nas obras e um estudo prévio sobre isso deve ser feito, para que os profissionais saibam se portar diante de qualquer velocidade.

Um plano de movimentação da carga também é algo que pode ser feito e certamente ajudará no momento da execução. Estudar todas as possibilidades, instruir os profissionais de quais movimentos devem ser feitos e detalhá-los podem elevar ainda mais a taxa de sucesso da operação. Claro que este plano deve ser feito por um profissional preparado e qualificado. Além disso, mais uma vez ressaltamos a importância de se escolher os equipamentos de maneira correta para o içamento de cargas.

Como se garantir contra todos esses riscos?

Uma maneira eficaz de se garantir contra acidentes e incidentes durante a movimentação de sua carga é terceirizando esse serviço.

A IPS Engenharia é uma empresa com vasta experiência em todas as etapas da construção, conta com uma equipe de profissionais capacitados que realiza a análise inicial dos projetos, o acompanhamento através de visitas técnicas à obra e a partir desses dados elabora um check list e um relatório final para o aceite da obra. Na parte administrativa, disponibiliza profissionais qualificados para realização de análises contratuais e de documentação.

O foco da IPS Engenharia é a excelência técnica, portanto é dedicada toda a experiência e competência na execução desta atividade. Entre em contato!