Correntes para içamento: treinamento de rigging ensina a realizar inspeções

Durante o treinamento de rigging os alunos são preparados para identificar os desgastes causados nos equipamentos gerados pelo tempo ou por uso incorreto.

No caso das correntes utilizadas em içamento de cargas, o treinamento de rigging ensina que a inspeção das correntes deve ser realizada sazonalmente, pois diante de algumas atividades, o equipamento pode sofrer algum tipo de avaria que impactará em sua resistência.

Saber analisar os pontos mais importantes das correntes é fundamental na prevenção de acidentes. No treinamento de rigging o estudante recebe os ensinamentos que o faz capaz de fazer as inspeções corretamente; veja os principais pontos:

Inspeções de corrente

Diâmetro da corrente: no treinamento de rigging é ensinado que a inspeção periódica nas correntes avalia se os equipamentos estão com as medidas alteradas, como: dobradas ou rompidas. Sendo que, as medidas das correntes que são utilizadas durante os carregamentos devem atender as normas estabelecidas pela ABNT.

Trincas e deformações: o treinamento de riggins esclarece quanto aos impactos gerados nos arames das correntes de içamento de cargas, pois o uso de correntes com trincas oferece alto risco de acidentes. A trinca intercristalina, quando ocorre a ruptura do elo, pode fazer com que toda a carga vá ao chão subitamente.

Esmagamento da corrente: no caso onde ocorre o esmagamento da corrente ocasionado muitas das vezes por outros elos durante os trabalhos. Com o esticamento sofrido sua capacidade é impactada. Alguns fabricantes oferecem gabaritos que permitem a avaliação periódica das correntes. Assunto que é abordado durante a realização das aulas de treinamento de rigging.

Para saber mais detalhes sobre os trabalhos de içamento com correntes, entre em contato com a IPS faça sua inscrição para participar do nosso treinamento de rigging.