Rigging: conheça os principais equipamentos para realizar movimentação de carga por içamento

Para que o processo de movimentação de carga seja realizado é necessário o uso de pequenos e grandes equipamentos. Para procedimentos de pequena demanda, são utilizados os caminhões Munck, já para os mais complexos, chegam até ao uso de gruas.

Nesse artigo você conhecera os principais equipamentos para movimentação de cargas por içamento e o tipo de serviço a que se adequa.

Tipos de grua

Para cada necessidade, se apresenta um modelo de equipamento que melhor atenda a demanda. Os modelos de gruas vão de encontro ao tipo de carga a ser movimentada e ao projeto a ser atendido.

Grua ascensional para rigging

A grua ascensional atende aos projetos de rigging que envolva obras que passam por processos de evolução. O que exige que a grua seja ajustada ao desenvolvimento da obra.

Exemplo:

  • Quando está sendo construído um prédio e ao ser levantado o tamanho da grua o acompanha para que as atividades possam ser realizadas.
  • Em casos onde é realizado a desmontagem de alguma estrutura. O que necessita de que a qual vá diminuindo proporcionalmente.

Grua fixa para rigging

A grua fixa normalmente é instalada na parte externa da construção e fixada com uma estrutura de concreto. Sua maior vantagem está no potencial de movimentar cargas mais pesadas.

Pórtico

O pórtico é um equipamento de elevação de cargas que possibilita o processo de rigging em muitas das vezes em portos para a movimentação de contêineres. Alguns modelos podem chegar a carregar 80 toneladas.

Grua florestal

A grua florestal é bastante utilizada no processo de rigging para movimentação de grandes troncos de madeira. Sua capacidade gira em torno das 3 toneladas.

Caminhões Munck

São veículos adaptados para realizarem a movimentação de pequenas médias cargas. Existem diversos modelos e seu principal destaque está na versatilidade de uso do equipamento, pois atende a diversas categorias de serviços.

Dica da IPS Engenharia

Devido aos riscos de acidentes com os equipamentos listados acima, jamais tente realizar manobras sem estar devidamente habilitado. Para isso, a IPS Engenharia disponibiliza treinamento à distância para capacitar pessoas para a realização de manobras e atividades que façam parte do processo de rigging, veja:

E todos os demais processos de consultoria e planejamento de rigging.