Verticalização de Armação para Estacão

Case: Lançamento armações com alta densidade de aço em estação profundo. Prêmio destaque para revista Crane Brasil. Categoria: Inovação.

Local: São Paulo/SP

Descrição do Trabalho:

O projeto tratou-se de seis estações com 40,0m de comprimento e 2,40m de diâmetro, cuja cada armação pesava 50 toneladas. Estes estacões, associados à vigas de travamento, constituíam a estrutura de contenção das paredes do poço de partida das tuneladoras que seriam utilizadas para execução dos túneis de via.

A armação do estacão, que só foi possível ser montada horizontalmente sobre o terreno, precisaria ser verticalizada. Devido a grande densidade de barras presentes em seu interior, resultantes das exigências do projeto, esta armação poderia deformar-se durante esta operação, a solução encontrada em conjunto com a equipe técnica foi construir um berço para servir de apoio para a armação durante sua verticalização.

O berço desta armação foi uma treliça metálica pesando cerca de 50 toneladas, em uma de suas extremidades havia um carro que se movimentava sobre trilhos. Primeiramente a armação foi colocada sobre a treliça. Em seguida esta treliça foi içada pela extremidade oposta à do carro pelo guindaste LTM1500. À medida que esta extremidade era levantada o carro da outra extremidade era puxado horizontalmente por um guincho, fazendo com que a treliça fosse se movimentado até atingir uma inclinação de 75º com a horizontal. Neste momento o segundo guindaste HS-895 que acompanhava a operação de verticalização, iniciava o içamento da armação que estava sobre o berço, e a introduziu no furo escavado.

Esta operação de verticalização da armação com o uso de treliça, inédita para obras de infraestrutura, permitiu que todo o trabalho pudesse ser feito com absoluta segurança, uma vez que a movimentação ocorrida durante todo o processo de execução não introduziu esforços na armação montada, que assim manteve suas dimensões de projeto.

Equipamentos utilizados:

  • 1 Guindaste com Lança Treliçada sobre esteiras, com capacidade nominal de 200t (HS-895-HD);
  • 1 Guindaste com Lança Telescópica sobre pneus, com capacidade nominal de 500t (LTM1500);
  • 1 Carro na extremidade inferior da treliça construído para esta operação;
  • 4 Treliças M150 locadas da MILLS com os acessórios de fixação;
  • 1 Guincho de 20t de capacidade montado em caminhão.

Imagens da Obra