Viaduto Royal Palm Plaza

Cliente: Tranenge Construções

Local: Campinas/SP

Ano: 2016

Descrição do trabalho:

Engenharia de rigging para a movimentação de pré-moldados do viaduto de acesso ao Royal Palm Plaza , sobre a Rodovia Anhaguera (SP-330), próximo ao km 90.Engenharia de rigging para a movimentação de pré-moldados do viaduto de acesso ao Royal Palm Plaza , sobre a Rodovia Anhaguera (SP-330), próximo ao km 90.

A IPS Engenharia de Rigging desenvolveu todos os planos de rigging e acompanhou todas as movimentações, desde o carregamento, transporte e lançamento das vigas. A etapa crítica da operação foi o içamento das vigas pré-moldadas do vão da marginal sul, uma operação complexa, devido as várias interfaces necessárias para o içamento, como o fechamento da rodovia, o transporte “especial” e o desenergização da torre de transmissão de rede elétrica.

Mesmo com a desenergização da rede, os cabos de transmissão se tornaram uma interferência devido a sua proximidade com a lança do guindaste, sendo necessário um guindaste especial para a operação, o guindaste dimensionado foi o LTR1100, um guindaste com capacidade nominal de 100,0 toneladas, sobre esteiras e com lança telescópica, ideal para a operação, realizando o içamento e se movimentando com a viga içada, mantendo a distância recomendada no plano de rigging.

A operação foi realizada com o seguinte cronograma:

  • 1º – Lançamento das vigas da marginal norte, sentido São Paulo/SP. As vigas possuem 23,0 metros de comprimento e peso de 38,5 toneladas cada;
  • 2º – Lançamento das vigas da marginal sul, sentido Campinas/SP. As vigas possuem 23,0 metros de comprimento e peso de 38,5 toneladas cada;
  • 3º – Lançamento das vigas do vão central, sentido São Paulo/SP. As vigas possuem 40,0 metros de comprimento e peso de 78,0 toneladas cada.

Guindaste utilizado:

  • 2x LIEBHERR – LTM1120 – Capacidade nominal: 90,0 toneladas para o carregamento das vigas;
  • 1x LIEBHERR – LTM1750 – TY10° – Capacidade nominal: 750,0 toneladas para o vão central;
  • 1x LIEBHERR – LTR1100 – Capacidade nominal: 100,0 toneladas para o vão das marginais.

Imagens da Obra






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